sábado, 3 de abril de 2010

7ª Esquadra passará a ser Esquadra de Atendimento


A PSP Porto, na pessoa do seu Presidente e Vice-Presidente, foi recebida pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso. Tal reunião havia sido solicitada por esta Distrital, no sentido de auscultar essa entidade sobre a possível reestruturação na área deste Comando Metropolitano, especificamente 7ª Esquadra (Rua do Paraíso). Segundo informações, a 7ª Esquadra está prevista ser convertida em Esquadra de Atendimento. De salientar que, já no dia 03/03/09, (pelas 15H00), a Distrital ASPP/PSP Porto havia reunido com o Sr. Comandante da 7ª Esquadra com o mesmo objectivo. Das duas reuniões surgiu uma ideia comum, a opinião contrária à pretensão dessa conversão em Esquadra de Atendimento. Pela parte do Sr. Comandante, por motivos de falta de condições da 9ª Esquadra (Esquadra que irá albergar a maioria do efectivo agora na 7ª Esquadra), pelo bom trabalho desenvolvido pela Esquadra nos moldes actuais e pela dificuldade dessa continuidade aquando dessa pretensa alteração, ainda como pela ausência de justificação válida para esse intento. Já o Sr. Presidente da Junta de Freguesia adiantou peremptoriamente a sua oposição a essa alteração, pelo bom trabalho desenvolvido pelos profissionais e pelo receio de perda da qualidade de policiamento, fruto da ausência de efectivo. Face ao exposto, vai esta Distrital, junto do Comando Metropolitano, através da reunião aguardada, manifestar, uma vez mais, a sua opinião sobre esta reestruturação, ou seja, a não oposição a uma reestruturação do ponto de vista operacional, contudo, que tenha na sua essência a salvaguarda das condições de trabalho para os seus profissionais, bem como a oposição à criação de Esquadras de Atendimento, por estas criarem uma falsa imagem aos olhos do cidadão comum, aliado a razões de isolamento e insegurança dos elementos, e por desperdício de efectivo.

Uma Junta de Freguesia tem o direito e o dever de estar atento a este tipo de situações, para que possa pedir, fazer pressão nas instâncias superiores, como a Câmara Municipal, a primeira etapa, e o poder central. Segundo se sabe, quase uma imagem de marca, o Sr. Presidente Wilson Faria tem excelente relação com o Presidente da Câmara do Porto, aqui tão perto, nos Aliados. Mas essa proximidade mostra que não servir para este tipo de situações, para reivindicar a manutenção da mesma ao serviço dos fregueses.

Aqui está mais uma falta, grave, na nossa opinião, do actual executivo da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso...

Quem está à frente de uma instituição deste género tem, com toda a certeza, o dever, quando não tem competências para o resolver, de fazer pressão, pedir, reivindicar uma solução a quem de direito pelo bem dos seus fregueses... Temos dito!

0 comentários:

Enviar um comentário