quinta-feira, 10 de junho de 2010

O abandono ao Jardim do Marquês

Jardim do Marquês.6


É com grande tristeza que a maior parte dos que cresceram na nossa freguesia de Santo Ildefonso, ou mesmo nas vizinhas Paranhos e Bonfim, olham para o Jardim do Marquês de Pombal, mais conhecido por todos apenas como Jardim do Marquês, sito na praça com o mesmo nome, um espaço que outrora foi de alegria e sorrisos de crianças e jovens, de casais de namorados, dos mais velhos que ali passavam o tempo, de espectáculos no coreto de ferro que a população ofereceu à cidade, mas que hoje é uma sombra daquilo que foi e está definitivamente atirado para o abandono e a degradação.

Esta situação começou no início do novo milénio e agravou-se com o início das obras do Metro do Porto, que fez com que muito mudasse. Os plátanos que rodeavam o jardim foram reduzidos em número, o enorme lago que fazia as delícias das crianças, com os seus peixes dourados, foi substituído por um bem mais pequeno, a fonte deixou de estar ligada, as flores que antes enchiam os canteiros desapareceram e até as casas de banho públicas do local passaram a estar sempre encerradas. Perante um cenário destes, o jardim passou a ser apenas um local de passagem e não de estar e é apenas frequentado pelos idosos, que o aproveitam para os seus jogos entre amigos.

Mas até aqui há algo a apontar. Existem no recinto um espaço coberto fechado, sem qualquer actividade desenvolvida pela Camara Municipal do Porto, um espaço que podia muito bem estar disponível aos mais velhos que esteja calor ou frio, chuva ou vento, têm que enfrentar os designios do tempo quando podiam gozar dos seus momentos de lazer protegidos. Mas não, no entender de quem manda, é melhor que o espaço não sirva para ninguém, apenas para os bichos, do que dar-lhe uma utilidade tão válida como proporcionar algum abrigo a quem gosta de estar no Jardim do Marquês em convívio.

Mas começa a ser comum na nossa freguesia (neste caso o local é partilhado também pelas de Paranhos e Bonfim) a falta de acção para resolver a degradação e a destruição de espaços públicos tão importantes para a vida da cidade. O Sr. Presidente Wilson Faria prefere pavonear-se pelas zonas bonitas e arranjadinhas de Santo Ildefonso, dizendo que estão assim porque tem uma excelente relação com a Câmara Municipal do Porto, em vez de fazer pressão sobre a mesma para resolver os reais problemas. Aqui, neste caso, até o podia fazer em grupo, com os seus congeneres das freguesias que partilham o espaço, pela velha lógica da união faz a força, mas não… Tem mais com que se preocupar, como a preparação para o filho tomar a Junta de “assalto” nas próximas eleições.

Para nós é claro, o Jardim do Marquês precisa de uma intervenção urgente para que volte a tornar-se num espaço aprazivel para todos… 

0 comentários:

Enviar um comentário