sexta-feira, 9 de abril de 2010

As minhas conclusões sobre a última reunião da Assembleia de Junta


Caros Fregueses de Santo Ildefonso, bem como outras pessoas interessadas no que por lá se passa.

Não são infelizmente bons os motivos que me levam a escrever-vos hoje mais esta crónica.

Chegou ao meu conhecimento, o resultado da reunião da Assembleia de Freguesia onde foram debatidos assuntos que considero de máxima importância para o bem-estar de Santo Ildefonso e onde as respostas dadas aos membros da dita Assembleia, foram no meu entender, de uma falta de respeito escabrosa, não só para com esses elementos, mas para com a população que elegeu o executivo.

Quando na semana passada apelei à Vossa participação nessa Assembleia de Freguesia era precisamente com a finalidade de ouvirem em primeira mão o que agora passo a relatar, na esperança de que fiquem tão indignados como eu e os elementos da Candidatura Independente e unam a Vossa voz à nossa, com o objectivo de mudar as coisas e para que Santo Ildefonso comece a ser tratada com o respeito que merece.

Vou agora expor-vos os temas tratados nesta reunião, e as respostas que pretendem ser soluções dadas pelos Executivos e a seguir vou propor-vos um exercício de fácil realização, ao qual espero que adiram, mesmo que em consciência optem por não participar directamente neste site, honrando-nos com os vossos comentários e participações. Não deixamos no entanto de notar o número crescente de visitas, o que desde já agradecemos.

Assim, a reunião versou vários temas:
Crianças
Orçamento
Juventude
Grupo Coral
Centro de Dia de Idosos

No tocante às VOSSAS crianças, falamos das que frequentam o Jardim de Infância, que abrange o grupo dos 0 (zero) aos 2 (dois) anos de idade, ficou decidido que as estas não foram nem irão à praia. Motivo: AS EDUCADORAS NÃO QUEREM. Resposta do Presidente Wilson: Nenhuma, simples aceitação do facto.

Minhas Senhoras e Meus Senhores, Pais e Educadores, é a vocês que me dirijo, em particular na abordagem a este tópico. AS EDUCADORAS NÃO QUEREM? As Sras. Educadoras não estão lá para fazer o que lhes dá na real-gana mas sim para proporcionar o máximo de bem-estar possível às crianças e cabe ao Presidente da Junta impor uma normalidade à vida das mesmas.

Desculpem-me mas a Foz não fica assim tão longe de Santo Ildefonso e as CRIANÇAS não devem ser privadas de qualidade de vida e espaço de recreio só porque as Sras. Educadoras não estão para aí viradas! São os VOSSOS FILHOS, VOSSOS NETOS, VOSSOS SOBRINHOS que ainda não se podem queixar mas agradecem que se lute pela sua dignidade e qualidade de vida!

O Orçamento, outra situação deveras interessante. Não consta no documento qualquer verba a atribuir à JUVENTUDE que o Presidente Wilson apelida e cito “UMA CAMBADA DE VÂNDALOS. Pergunta: estará ele a referir-se aos VOSSOS IRMÃOS, AOS VOSSOS FILHOS, AOS VOSSOS NETOS? Dar-lhes oportunidades, ocupações não seria mais digno e menos humilhante?

A questão hilariante do CORO DE IDOSOS. Ora a Junta mantém uma Professora sob o regime de avença, cujo valor é desconhecido, mas supõe-se não ser tão mísero como isso, para os idosos apenas actuam DUAS VEZES POR ANO? Mas a dita Professora recebe todos os meses… As instalações estão ocupadas, a Professora recebe… Os Idosos passam a maior parte do ano afónicos e como tal não podem actuar? Qual a razão de ser desta situação? Resposta do Presidente Wilson, dou um doce a quem adivinhar... Pois, nenhuma!

Outra questão pertinente, prende-se com o Centro de Dia dos Idosos. Este Centro fornece os seguintes serviços: almoço, lanche e actividades. Ora o CENTRO possui 30 (trinta) vagas e 25 (vinte e cinco) utentes mas em contrapartida, possui uma lista de espera ENORMÍSSIMA e apenas UMA FUNCIONÁRIA! Andamos a brincar meus Senhores e minhas Senhoras? Como é possível 5 (cinco) das vagas estarem por ocupar e haver apenas UMA pessoa responsável por TODOS ESTES IDOSOS? Será uma delas a sua mãe? A sua tia? A sua avó?! Como pode uma pessoa não qualificada tomar conta de idosos? Eu vivo com a minha avó e digo-vos que tal facto é IMPOSSÍVEL E NO MÍNIMO IRRESPONSÁVEL! Convém salientar que não é público que algum destes idosos tenha alguma doença porque se for, o caso torna-se mais grave ainda!

É este o respeito que vocês querem para as vossas crianças, os vossos jovens e os vossos idosos? Eles são parentes de algum de vós.se estão a iniciar vida concerteza que pretendem que cresçam saudáveis, íntegros e atentos. Se são idosos, concerteza já um dia vos deram carinho e atenção pelo menos. Merecem ser tão maltratados????

Era precisamente este o exercício que vos propunha no início da crónica, que imaginassem tratar-se de um familiar vosso e se na realidade acham correcto este tipo de tratamento (ou falta dele) por parte da pessoa e respectiva equipa em quem confiaram para VOS dirigir e à Freguesia onde habitam.

Por falar nisso, vou agora abordar o último ponto desta crónica. A INTENÇÃO DE SUCESSÃO DINÁSTICA NA Junta de Freguesia de Santo Ildefonso. Meus caros, embora eu também seja adepta da monarquia, reza a história que o nosso último rei ocupou o trono e foi vítima de regicídio em 1910, altura em que se proclamou a República em Portugal (compreendam-se todos os territórios de Portugal Continental, Açores e Madeira). Logo, esse princípio sucessório terminou também nessa altura. Hoje em dia, realizam-se eleições periódicas que se pretende sejam livres com listas feitas com profissionais que se pretendem capazes. Os cargos políticos não pertencem a ninguém e serão ocupados por quem se mostre mais merecedor. Não porque teve a sorte (ou o azar) de nascer na família X ou Y.

Fiquem atentos ao que se passa na Vossa Freguesia, sejam interventivos e não tenham medo seja de comentar os meus escritos, seja de partilharem opiniões. O que se pretende é estabelecer o diálogo e o debate e não brincar ao “deita abaixo”. É esta a altura de alertar os Fregueses de Santo Ildefonso para o que vai mal na sua Freguesia para que com muito empenho e algum tempo as coisas possam mudar. Cabe-vos fazer a Vossa parte e participarem e interessarem-se por problemas reais, de pessoas reais que podem muito bem ser da vossa família.

A altura chegará de se apresentarem propostas e lutar pela mudança e pelo rompimento com o passado mas tal só será possível se todos remarem para o mesmo lado.

Aceitem os meus votos de um óptimo fim-de-semana.

Até breve.

Cordialmente,

Luísa Vaz


0 comentários:

Enviar um comentário