quinta-feira, 29 de abril de 2010

A 7º Esquadra faz falta... E com Urgência!


É pertinente pensar na noite das ruas de Santo Ildefonso agora que o tempo mais quente se aproxima, uma noite que afasta os fregueses dos passeios que antes se podiam dar sem grandes preocupações, mas que de há algum tempo para cá se tornaram quase impossíveis... Porquê? Porque onde antes as famílias podiam andar, há agora um sem fim de problemas, que se irão agravar com o encerramento da Esquadra do Paraíso.

Basta sair à rua depois das 22 horas para encontrar uma realidade bastante preocupante para quem, como nós, gosta de Santo Ildefonso, um ambiente propício ao desenvolvimento de crime e outros delitos, que já estão instalados, sem qualquer controlo por parte da Polícia, principalmente com a diminuição do patrulhamento no local.

Basta percorrer as ruas da freguesia para encontrar prostitutas, muitas mesmo na rua da Junta de Freguesia, basta falar com quem tem que andar a pé na rua para ouvir relatos de assaltos diários, basta ler os jornais e ver o que de grave aqui se passa. E a situação vêm-se agravando. E o que faz o actual Executivo perante um momento como este? Nada!

É claro que sabemos que não faz parte das prerrogativas da Junta de Freguesia controlar a Polícia de Segurança Pública (PSP), nem mandar mais agentes para a rua, nem ser responsável pelo encerramento de uma esquadra, mas só directamente, porque se o Sr. Presidente Wilson Faria tivesse feito as pressões suficientes junto da Câmara Municipal do Porto, que inclusivamente é da mesma cor que o elegeu, junto do Comando da PSP, tentando obter reuniões e explicando as necessidades reais de Santo Ildefonso, até mobilizando os cidadãos no sentido de se manifestarem contra esta situação, ou, no mínimo, mostrasse preocupação, talvez as coisas não estivessem neste pé.

E pensar que esta esquadra foi modelo, que no final do ano 2006 se iniciou em Santo Ildefonso o projecto Polícia de Proximidade, uma das primeiras iniciativas deste género no país e uma das bandeiras do anterior executivo, comandado pelo mesmo presidente de agora, que consideramos uma mais valia para a garantia de segurança dos habitantes e comerciantes e agora é uma miragem no deserto da insegurança.

0 comentários:

Enviar um comentário